Inspeção

Bonjour,
J'ai récemment acheté  un véhicule de 1998, et je dois faire le contrôle technique annuel.
Quelqu'un connaitrait la liste des problèmes qui engendre une contre visite ?
Merci.

Bah je me suis autorépondu…. J'ai trouvé ça :

Não há nada mais frustrante do que levar o carro à inspeção e levar com um “chumbo”.
É que além dos custos acrescidos de ter que voltar à inspecção, o tempo que se perde, entre outros constrangimentos – que vão desde o impedimento de circulação com passageiros à obrigatoriedade de encostar o carro – que nos podem atrapalhar, e muito, a vida. Por isso, da próxima vez que tiveres que levar o carro à inspecção e não quiseres ter problemas, só tens de seguir algumas dicas básicas.

Não estamos a falar de nenhum tipo de esquema ou de forma de contornar a legalidade, mas antes de coisas que podes fazer antes de levar o carro para o centro de inspecções que te podem ajudar a detetar potenciais problemas e evitar anotações desnecessárias.

Para que tudo corra bem, segue estas dicas:

Verifica se tens toda a documentação necessária
Sem os documentos em dia não há sequer inspecção. Antes de saíres com o carro, verifica que tens contigo o documento único automóvel, a folha da última inspeção e o seguro do carro em dia.

Trata dos problemas anteriores
Na última inpseção o teu carro passou só com pequenas anotações? Então não te esqueças de arranjar o que estiver nas anotações. Se um carro for à inspecções com as mesmas falhas que apresentou anteriormente vai, automaticamente, chumbar.

Vê se está tudo a funcionar
É simples e pode poupar muito tempo. Verifica se tens todas as luzes, os piscas. Vê se as escovas funcionam e certifica-te que todos os cintos de segurança estão operacionais. Verifica ainda se todos os elementos informativos do painel de instrumentos estão em funcionamento. E, acima de tudo, verifica o estado dos teus pneus. Pneus com o piso gasto não passam na inspeção. Os pneus têm uma franja de utilização ideal entre os quatro e os oito milímetros, sendo que a legislação portuguesa aponta para uma profundidade mínima de 1,6 milímetros. Abaixo desse limite, não há hipótese e até podes ser multado. Além do estado dos pneus verifica se os pneus do mesmo eixo têm a mesma medida e se são da mesma marca. Mesmo que tenham a mesma medida, o facto de serem de marcas diferentes causará um chumbo. E não te esqueças de verificar o pneu suplente, claro.

Testa a direcção
Antes de levares o carro à inspecção, vai a uma estrada reta. Aqui, segura o volante a direito enquanto circulas. Se o carro fugir para algum lado, então a tua direcção precisa de ser alinhada e precisa de ser corrigida antes da inspecção.

Procura fugas
Sabes aquelas manchas de óleo que ficam no chão quando estacionas o carro durante mais do que 5 minutos? São um indicativo de algum tipo de fuga e são a primeira forma que o teu carro tem de te dizer que é capaz de chumbar na próxima inspecção. Se o teu carro for daqueles que está sempre a pingar óleo ou outros fluidos, passa no mecânico antes de o levares à inspecção.

Bonjour Portemuguet,
Pour être précis, je vous conseille (ce que fait mon beau père chaque année avec sa 305, elle est de 1981, de l'amener dans un petit garage pour faire un contrôle avant, c'est pas cher et très utile car le contrôle technique ici est rigoureux.
Pascal

Bonjour Pascal,
Oui j'y ai déjà pensé… Faut juste que je trouve un petit garage sérieux :-)
Merci.

Bonjour,

Je ne sais pas s'il existe de liste mais j'ai fait passer la semaine dernière un fourgon de 2001 et franchement  ils ne sont pas trop regardant. L'inspecteur très sympathique nous a juste demandé de nettoyer le moteur,  et traiter la caisse contre la rouille pour la prochaine visite.
Je dirais de vérifier avant d'y aller les phares, clignotants,  feux arrières et c'est tout

Bon courage