Guarda de pais solteiros

Bom dia,

Estou prestes a submeter uma solicitação de visto para residência na França para minha esposa e meu enteado por aproximadamente 5 meses. Estou sendo enviado pela empresa em que trabalho para um período determinado de trabalho de 6 meses, com residência fixa e salário, e nossa intenção é que minha esposa e meu enteado estejam como acompanhantes.

Estive no consulado em 21/05 e consegui uma lista com todos os documentos requeridos, e como meu enteado não é meu filho biológico nos foi solicitado uma decisão de um juiz me concedendo a guarda à minha esposa.

Neste ponto está a minha dúvida: minha esposa e o pai biológico do meu enteado nunca foram casados, logo não passaram por separação e determinação de guarda, e o pai biológico também nunca entrou com uma ação judicial pela guarda, ou seja, não temos nenhum documento referente guarda.

Consultei um advogado e a informação que recebi foi que minha esposa está amparada pelo artigo 1584 do código Civil brasileiro, onde trata os tipos de situações onde a guarda é concedida a um ou a ambos os pais, porém não se enquadra em nenhum deles.

Poderiam me orientar sobre como proceder nesse caso? O que eu devo apresentar ao consulado para que o visto do meu enteado seja concedido?

Eu já tenho a autorização de viagem no passaporte + autorização de residência no exterior, concedidos pelo pai biológico com firma reconhecida.

Fico muitíssimo agradecido,

Nova discussão