Viver em Paraty - estado do Rio de Janeiro

Viver em Paraty... quem nunca sonhou viver numa cidade cercada de lindas praias e montanhas, a 250 km das duas capitais, Rio de Janeiro e São Paulo? A cidade e arredores estão regularmente presentes nas reportagens que mostram as belezas e riquezas do Brasil (nas mídias nacionais e internacionais).

Sim, viver em Paraty é muito agradável. Há três anos que a minha esposa brasileira (eu, sou francês) e eu, decidimos viver e trabalhar em Paraty. Compramos um ponto comercial e abrimos uma creperia francesa (que propõe também alguns pratos da culinária tradicional).

Paraty é, ainda, uma cidade bem pequena, com poucos moradores, que vive ao ritmo do turismo sezonal. Meses de alta temporada, fins de semana (feriados), eventos culturais importantes (FLIP, Festival de jazz, MIMO, Encontros fotográficos, Festival da cachaça ...) alternam com semanas de uma cidade quase "deserta".

Em Paraty, os moradores e turistas podem aproveitar: de lindíssimas praias, de passeios agradáveis no centro histórico (pedestre), de trilhas entre praias e na serra, de fantásticas cachoeiras (com possibilidade de banho de água doce e pura), de uma vida tranquila, sem poluição nem barulho, de eventos culturais de qualidade.

Também, aqui, os moradores e os turistas tem que se deparar com falta de infraestrutura não resolvida há anos, como em várias cidades do país: falta de saneamento básico (não há esgoto, nem no centro histórico, mas há fossas), iluminação pública insuficiente, conexões internet lentas... Tudo tem um outro ritmo aqui...

Trindade, Praia grande, São Gonçalo, Laranjeiras...são nomes de algumas das praias famosas. Mas são centenas de opções próximas à Paraty, na lindíssima Costa Verde.

A proximidade da montanha é um elemento fantástico. Em 45 mn, é possível passar do mar à montanha (“verdadeira”, já que alguns bairros de Cunha ficam a 1.500 m de altitude). Mar lindo, manso, areia limpa e montanha quase virgem num lugar só! A serra da Mantiqueira, a serra da Bocaina, a serra do Mar são maravilhosas e acessíveis rapidamente.

Após 3 anos em Paraty, decidimos, com a minha esposa, nos afastar um pouco e morar em Cunha. 40 km. Estamos vendendo o nosso comércio e queremos agora morar na montanha, após a excelente experiência, de viver e trabalhar em Paraty. Acordar na montanha de manhã, almoçar e tomar banho nas águas claras da baía de Paraty-Angra e voltar na lareira a noite. Num dia só. É possível em Paraty-Cunha.

São tantas coisas para dizer sobre Paraty e Cunha, que vou deixar em aberto às perguntas e responderei com muito prazer neste ótimo bate-papo de Expat.com.

Patrick Louis

ola!!!
fomos passear em paraty e adorei...
estou a procura de viver melhor  :)
quem sabe paraty e uma boa opcao..... ;)
sou silvana

Vivo em Paraty e Cunha. E adoro. Tenho um restaurante e creperia franceses. Se você olhar nos anúncios, você poderá ver que estou vendendo este restaurante para poder desenvolver um outro projeto (em Cunha). Para mais informações, entre em contato comigo... Patrick

oi Patrick,
sao tantas duvidas...
insegurancas rss
pra mim um ponto importante e o dia a dia... as pessoas no geral ... como sao p se relacionar? voces tiveram dificuldade? conseguiram fazer amigos?
outra questao super importante... estive vendo noticias sobre a violencia... brigas de faccoes rivais... falta de seguranca publica... fiquei muito insegura... voces sentem isso?

Em Paraty, como em todas as outras cidades do Brasil (ou quase), existe o tráfico. Ele fica num bairro bem especifico onde, pessoalmente, nunca vou. Não há insegurança em Paraty se for comparar com cidades grandes do Brasil. É possível atravessar a cidade toda de madrugada sozinho, sem risco. Usar o celular na rua é possível ainda. Por ser uma cidade pequena, é rápido conhecer muitas pessoas. Algumas viram amigas. A presença, em poucos km, do mar e da montanha, é fantástica. Tente viver umas três, quatro semanas aqui, você sentirá melhor o que estou tentando explicar e que não se explique... se vive!

Adorei a sua história.. legal compartilhar sua experiência..

Eu e minha esposa estamos pensando em arrendar nossa pousada na praia da enseada em Guarujá e ir para o campo... Ainda em planos...

Nova discussão