Novas regras facilitam visto temporário de trabalho

Profissional poderá apresentar documentação traduzida em até 60 dias.
Estudantes de pós-graduação poderão trabalhar no país por 90 dias.


O Ministério do Trabalho e Emprego publicou nesta sexta-feira (17), no “Diário Oficial da União”, duas resoluções para facilitar a entrada de profissionais estrangeiros no país.

A principal, permite o andamento do processo e a obtenção do visto de trabalho antes de o profissional apresentar os documentos que comprovam a experiência e a escolaridade traduzidos por tradutor juramentado no Brasil, e também implementa o cadastro eletrônico das empresas que procuram estrangeiros para atuar no Brasil.

Antes da medida, o profissional precisava apresentar a documentação traduzida para conseguir autorização de trabalho que se converte em visto temporário, e as empresas tinham que refazer o cadastro todas as vezes que solicitavam vistos para novos trabalhadores.

Já a segunda medida prevê que o governo poderá conceder autorização de trabalho para obtenção do visto temporário ao estrangeiro matriculado em curso de pós-graduação em instituição de ensino no exterior que pretenda vir ao Brasil para trabalhar nas férias em uma empresa sediada no país. O prazo de validade do visto será de até 90 dias, sem poder ser prorrogado ou transformado em permanente.

Abraço,
William James Woodward - Brasil Animado, Equipe de Expat-blog

Ola William,

Referente a essa nova reforma, eu não estou muito surpreso, não.

No inicio do ano o ministro do trabalho, se eu não me engano, diz que a Dilma e sua equipe estava preparando um plano para que o Brasil se abrisse mais aos estrangeiros. Dizendo mesmo que eles tinham como meta de ser um pais mais aberto que o Canada.

Pessoalmente, eu gosto do protecionismo Brasileiro, é verdade que alguns ramos estão com um deficit de Professional muito grande, os médicos por exemplo, e que seria interessante de atrair uns Professional estrangeiros para esses ramos.

Mas eu creio que para a maioria dos estrangeiros, que não tem um dom especial a oferecer, o Brasil devia permanecer um pais de ferias.

É um pouco triste pois temos todos uns amigos que estão doido para vir morar no Brasil. Tinha até um meu, que queria vir morar aqui pois dizia que queria fugir da administração e dos impostos francês, ele ia ser bem surpreso aqui.

Afinal o Brasil está apenas fazendo a politica econômica inverso da Europeia, e não estamos tão mal.

Alexandre Araújo Mertz

Olá Alexandre,

Vai ser uma caminhada longa para que o Brasil ser um país mais aberto do que Canadá, mas certamente isto é um grande passo na direção certa. Agora se o Conselho Nacional de Imigração (CNig) através da Polícia Federal pode relaxar um pouco a burocracia e ensinar seus funcionários terceirizados a entender as regras e normas um pouco melhor via ser muito bom. No momento muitos deles não sabem o que faz.

Abraço,
William James Woodward - Brasil Animador, Equipe de Expat-blog

Oi Wiliam,

Isso eu acho que ninguém vai discordar. A administração Brasileira tem muito ainda a se Professional. Um exemplo, uma vez a pessoa responsável pelo atendimento na PF me diz que o passaporte Brasileiro não era um documento comprovando que eu tinha a nacionalidade, mas apenas um tipo de visto :)

Sinão, em relação ao vista de trabalhador, sabes se houve algumas mudanças?

Atenciosamente,

Alexandre Araújo Mertz

AlexandreAraujo escreveu:

uma vez a pessoa responsável pelo atendimento na PF me diz que o passaporte Brasileiro não era um documento comprovando que eu tinha a nacionalidade, mas apenas um tipo de visto :)


Bem interesante essa atitude desde que ninguém consegui um passaporte (normalmente) sem ser cidadão do pais. Estranho, né? Só pode ser Brasil mesmo.

Abraço,
William James Woodward - Brasil Animador, Equipe de Expat-blog

Ola William,

Pois é, só poderia ser aqui :)

O que que esta mais me matando, são essas permanentes batalhas administrativas. Hoje de manhã eu fui ajudar o vendedor da uma casa que eu comprei, pois o Banco do Brasil, se negava a desbloquear o valor da compra, sobre o pretexto fútil, que eles não aceitam pagamento do exterior, pois seria bem probavel que seja lavagem de dinheiro. Nos resolvemos o problema e o pagamento foi liberado, mas é muito cansativo de sempre ter a brigar para coisa que normalmente deveria ser tão simples.

Sinão Wiliam, você está sabendo de alguma modificação do procedimento de aquisição de um visto de trabalhador, com essas novas resoluções?

Atenciosamente,

Alexandre Araújo Mertz

Olá Alexandre,

Pelo meu conhecimento o governo brasileiro está comprometido a facilitar aquisição de VITEM-V, Visto de Trabalho, mas não ouvi nada ainda de noticia de Ministério de Trabalho e Empregos. Espero que vai ser bem mais fácil pra você obter agora e recomendo que você entre em contato com a Superintendência Regional de Ministério de Trabalho em Fortaleza.

Abraço,
William James Woodward - Brasil Animador, Equipe de Expat-blog

Boa Noite William,

Ta certo, eu darei uma olhada.

Na verdade não é para mim, pois eu tenho a nacionalidade Brasileira. Eu estava apenas me informando para um amigo ingeniero, que está estudando a possibilidade de trabalhar no Brasil.

Atenciosamente,

Alexandre Araújo Mertz