Vida no Panamá - Por onde começar?

Olá!
Moro no Rio de Janeiro e me formo em Engenharia Mecânica em Junho de 2016.
Aqui as coisas estão bem complicadas, não só na minha área como em tantas outras.
Isso fez com que resurgisse em mim a vontade de morar um tempo em outro país.
Tenho pesquisado e estou inclinada a morar no Panamá.
Meu intuito é estudar, aprender bem o espanhol, fazer algum outro curso e trabalhar (com qualquer coisa, apenas para me manter). Ficar algum tempo, um ano ou dois, aprender outra cultura e retornar ao Brasil (provavelmente).
Estou muito perdida, não sei por onde começar. Quero começar a agilizar o que for preciso para me mudar ano que vem.
Gostaria de saber o que preciso fazer. Como procuro residência para alugar, qual o melhor lugar para morar tendo em vista que vou trabalhar e estudar.
Onde posso fazer um curso de espanhol.
Em relação ao visto.
Se alguém puder me dar uma luz, agradeço muito!

Oi, me identifiquei com vc. Estou indo visitar o panamá em março e também tenho interesse em morar por lá. Trabalhar em qualquer coisa para me manter. Se conseguires informações me avise por favor. Grato.

Oi Larissa, pelo visto estamos no mesmo barco rs.. seguinte, antes de mais nada te recomendo a acertar tudo que tiver de ser acertado em relação à seus documentos (Passaporte, RG, tudo, quanto mais atualizado melhor, inclusive Habilitação). Conta bancária também (conta digital, desbloquear funções para uso no exterior, etc).

Nas ultimas semanas estou estudando muito à respeito e me preparando pra minha partida definitiva em breve.

Isso que te falei sobre documento é muito importante, até porque se na hora tiver algum problema, vai te consumir tempo e até te dar prejuízos/custos inesperados, o que pode te atrapalhar muito entende. no meu caso, agora so falta o passaporte que em algumas semanas já estará em mãos.

quanto ao visto, isso é mais complexo um pouco e depende muito de cada situação,no meu caso, estou estudando a respeito mas de momento não vou correr atras disso, por não ser necessário no momento. uma vez que lhe é permitido permanecer no país por 90 dias sem a necessidade do visto, e também pode dirigir no país com sua CNH brasileira (claro que o ideal é possuir a PID - Permissão Internacional para Dirigir). Ao permanecer mais de 90 dias la, sua situação estará irregular e pelo que sei pode ser deportada, mas basta que você saia do país e volte, então pode ficar mais 90 dias lá e por aí vai......

até o momento é o que sei (resumidamente, claro) quanto à estes assuntos.

Quanto a estudar o idioma, aconselho a ter a mínima noção do espanhol e/ou inglês. dê uma olhada nesse site: https://www.primecursos.com.br/idiomas/ que oferece cursos gratuitos onde vc pode estudar via internet, vc só paga 50,00 no certificado (se passar nas provas). é muito bom e já fiz vários cursos lá, inclusive estou estudando espanhol pra não passar apuros quando for pra lá. - Inclusive são reconhecidos pelo MEC.

Outra coisa importante, vc deve se certificar de que o curso que vc está fazendo tem alguma validade lá, normalmente não, vc tem que se qualificar naquele país onde quer exercer a profissão - mas claro que há excessivos, portanto estude sobre esse assunto.

Casa e emprego no momento são minhas maiores preocupações, os salários são baixos na maioria das vagas ofertadas, em torno US$400-600. aí acontece que pra alugar uma casa vai pagar cerca de US$ 800. aí fica difícil...    estou pensando em convencer algum amigo/a a ir comigo pelo menos pra diminuir essa despesa do aluguel, o que já será uma considerável diferença.

Andei vendo no MercadoLibre (/PA) uns quartos que alugam pra turistas, mas é tudo coletivo, e custam cerca de US$13,00 (acredito que por dia)... - vou ver direito isso

olha, tem muita coisa a ser vista e analisada, espero ter te ajudado com isso que falei.

te recomendo a conhecer pessoas com a mesma idéia de "vazar daqui", e também as que já fizeram isso kkk 

estou seguindo estes pontos básicos no meu planejamento e pesquisa:

- Documentação
- Comunicação
- Moradia
- Alimentação
- Emprego

cada um com sua devida importância

também se preocupe com isso:

- Operadora de celular/plano de serviço (não vai querer ficar em um lugar estranho, rodeada de estranhos, sem conseguir se comunicar com ninguem certo?) - os planos de operadora lá são baratos, pesquise CLARO PANAMA no Google, compre um chip la quando chegar e ja faça um plano, vc não vai querer usar roaming de sua operadora brasileira (a tim por exemplo, custa 35 REAIS POR DIA e só pode usar 100MB, e a velocidade é baixa).

- Acesso a Internet (vai ser muito bom se vc tiver internet em casa)

- compre um cartão de onibus pra caso precise de transporte publico, é um cartão recarregável....

bom....    espero ter ajudado e que vc compartilhe conosco o que sabe e ache relevante compartilhar.

abraço!

Ola amigo. Tambem estou com ideias de ir pro panama, mais tenho muitas duvidas qto de grana seria o minimo pra ir. Trabalho de taxista aq em minas gerais e pretendo juntar uma grana pra sumir no inicio de 2016.

Ola amigo. Tambem estou com ideias de ir pro panama, mais tenho muitas duvidas qto de grana seria o minimo pra ir. Trabalho de taxista aq em minas gerais e pretendo juntar uma grana pra sumir no inicio de 2016.

é difícil dar tipo "uma receita pronta", mas faça assim.

comece se analisando, pense no que vc realmente precisa pra viver...

pesquise hotéis, hostels, ou casa/apartamento pra alugar - emfim, um lugar pra dormir!

pesquise quanto custa almoçar, jantar, café da manhã...  - COMIDA!

pesquise operadora de celular, internet etc...   - COMUNICAÇÃO

procure fazer amizades por lá, por redes sociais, grupos etc..   procure comunidades brasileiras por lá

depois disso, coloque na ponta do lápis, quanto vai te custar cada dia de vida, então, leve com você pelo menos "3 meses de vida" pra não passar perrén. é simples...

nesses 3 meses, corra atras de acertar sua documentação e status migratório, consiga um lugar que mossa morar definitivamente, e o mais importante, consiga um emprego que seja capaz de no minimo cobrir seu custo de vida.

Entendi. Obrigado pela ajuda vou pesquisa e vamos tirando duvidas valeu.

Ola. Vc ja efetuou alguma pesquisa qto a conseguir emprego no panama e uma duvida q tenho

Estou pesquisando, até o momento, no MEU CASO, pretendo atuar na area de TI, como ja trabalhei com isso por mais de 10 anos aqui no brasil, e como lá existe uma certa "carência" de profissionais nessa área, pra mim creio que seria mais facil trabalhar com isso, alem do mais, posso abrir uma empresa do ramo e já não precisaria ser empregado.

Pelo que vi, no meu caso iria ganhar muito pouco trabalhando como funcionário, não daria nem para o básico a menos que eu tivesse uns 2 empregos entende.


e assim, não pretendo ir pra la e viver feito um condenado que trabalha o tempo inteiro, quero ter uma vida tranquila, trabalhar, ter uma certa qualidade de vida.... então, vou correr atras disso, abrir uma empresa de TI, e viver desse tipo de serviço.

Além do mais, penso em abrir uma loja de importados aqui no brasil e investir nela de lá, ja que o Real não esta valendo quase nada e ainda existem muitas áreas rentáveis por aqui...

Seria uma espécie de "Backdoor", se as coisas não derem certo por lá, estarei bem de vida se voltar pra cá...   isso que quero dizer, afinal, no cenário atual por exemplo...   pra cada 1000 dólares que eu ganhar lá, praticamente terei 4000 reais aqui (exemplificando apenas, de maneira grosseira)...   e como pelo visto, a tendência é piorar a cada dia mais...

Oi.. sou do panama meu nome é joel se quiser falar o espanhol ou qualquer duvida é só falar

Ola Joel VC tem algum contato para conversamos tenho algumas duvidas e to muito perdido. Gracias

Boa tarde

Conseguiu ir para o Panama?

Boa noite, vc ja está no panamá ou ainda está no Brasil??

estou indo pro panamá em janeiro de 2016 me chamo Igor sou do Rj se quiser entrar en contato por whats  021  969639565.

Olá Larissabd!
Eu gostaria de saber quando pretende ir para o Panamá pois estou querendo ir também e estou procurando uma pessoa para dividir um apto ou quarto  de hotel comigo pois estive olhando os preços e saí um pouco salgado para quem quer ir sozinho. Se tiver interesse podemos dividir as despesas. Eu sou da Baixada Santista em São Paulo. Estou preparando meus documentos para vir e estou procurando uma pessoa para esse fim.
Rosimeire

feliz  natal, eu tbm estarei indo entre janeiro e fevereiro de 2017.

Olá Rosimeire!! Entrei neste site agora e estou aprendendo como funciona, mas andei lendo os fóruns.
Cheguei no Panamá dia 20, vim à trabalho e vou ficar por aqui um tempo. Estou em busca de contatos para ter cia e não me sentir tão abandonada!! hahaha
Já vim algumas vezes pra cá então não fico tão perdida, mas cia pra fazer coisas é sempre bem vinda!!
abraço

oi vc tem  whatsapp?

Ola Igor!! Ja esta en Panama?

estou  com passagem pro dia  17 de fevereiro   meu  whats 021 969639565

oii vc ja foi pro panama?

Igor sales escreveu:

estou indo pro panamá em janeiro de 2016 me chamo Igor sou do Rj se quiser entrar en contato por whats  021  969639565.


Bom dia Igor voçe ja esta no panama .

L.Felipe Hoje 12:57:41


Olá Etom! Obrigada pelas suas informações aqui, tudo ótimo.
Vc conseguiria descrever como foram os seus passos para mudar p ó Panama? Empresa aérea datas contatos endereços. Imobiliárias.
vc conseguiu encontrar residência?
Por favor gostaria de conversar com vc por e-mail. lfelippetto[at]gmail.com

Um caloroso abraço por toda sua ajuda

sim ja  estou e  troquei de  celular numero

Ja  estou

parabens etom li tidas as informaçoes que vc passou tenho 54 anos aposentado e estou cansado do brasil pretendo conhecer o panama mas para isso quero colher o maximo de informçoes possivel , penso em ter e manter conato com algum brasileiro que  mroa lá acho que seria uma boa, mas adorei td q vc escreveu . valeu obg pelas dicas.

oi joel, vc nao se importaria em responder?
sou do Brasil e quero conhecer o panama tenho casa de aluguel e uma renda mensal de aposentadoria, mas estou cansado do meu pais é muita corrupçao, gostaria de pedir dicas e informaçoes sobre o panama. abraços

ola boa noite pretendo cinhecer e no futuro morar no panama vc nao se importaria de me dar umas dicas? nunca viagei fora do brasil, ja tenho uma renda, e estou empregado nomomento me encantei com o panama e parece ser um paraiso viver ai, fico no aguardo. grato.

Tenho um canal falando do Panama  se Chama  SAMBA FUNK Y PLENA.

Sim mas ja troquei de whatsapp tenho um  canal que  fala um pouco sobre  aqui se chama  Samba  Funk y Plena .