Como organizar a sua mudança para Panamá

Olá a todos!

Convidamo-los a partilharem a vossa experiência sobre imigrar para Panamá.

Aqui está uma lista de perguntas que talvez ajude quem pretende mudar-se para Panamá:

O que levaria para Panamá e o que deixaria para trás?

Será uma boa ideia levar móveis ou electrodomésticos?

Algum tipo de alimentos são proibidos no Panamá?

É melhor importar carro ou comprar uma vez estabelecido no Panamá?

Algum concelho para quem pretende mudar para Panamá?

Obrigado pela sua participação!

Cumprimentos

Diogo

Sou Brasileiro (por enquanto kkk)

estou "aprontando as malas" e pensando o que fazer com meus carros/motos.....

Vivo no interior de São Paulo, pesquisei sobre como ir de carro, então eu manteria uma pickup e uma moto, e com isso poderia levar bastante coisa, teria de dirigir até a Bolívia, onde enviaria minha pickup com a moto e os pertences nela em um contêiner dentro de um navio pro panamá, de la, teria de dirigir até a Cidade do Panamá que é pra onde pretendo me mudar. no meu caso um problema com isso foi o custo, só o contêiner/navio ficaria em torno de US$ 3000,00, fora o custo da viagem daqui até a Bolívia, que não iria ficar nem um pouco em conta devido às péssimas condições das estradas e o preço do combustível que chega a R$ 5,00 reais em alguns lugares.

Outra opção, pensei em pagar um frete de caminhão com minha pickup em cima até o estado do Amazonas, claro que teria de ser alguém ou alguma empresa de confiança, com sorte, pega alguém que já está indo pra lá, joga o carro em cima da carga e boa, pau na máquina...    inclusive eu iria de carona junto no caminhão se possível (caso contratasse um caminhão particular), ou em caso de caminhão de transportadora, mandaria e iria de avião até lá, depois, dirigia até a bolívia, depois disso contêiner pro carro e avião pra mim até o panamá (tem um navio, que transporta carros, sai da bolivia uma vez por semana, as terças ou sextas não me lembro, nesse navio vc pode ir junto), depois dirigiria até meu destino.....

Ultima opção e a escolhida...

vou vender tudo e só vou deixar uma moto que é minha xodó (que eu mesmo estou fazendo), vou desmontá-la e levar somente ela, no avião, e quando eu chegar la compro um carro pra mim.... - no meu caso essa foi a maneira mais viável, além de rápida (faço em um dia), as outras opções calculo em torno de duas semanas ou mais, sem contar a burocracia né...

espero ter ajudado