Naturalizar-se Brasileiro - pedido cidadania

Salut,

Je voudrais si il y a ici des expériences de processus de demande de nationalité brésilienne
J'aimerais avoir une idée du temps que ça a pris pour vous et quand l'avez-vous fait

Gostaria de saber se há experiências (alias se conhecem pessoas)  para processo de candidatura a nacionalidade brasileira
Eu gostaria de ter uma ideia de quanto tempo demorou e quando (ano) fez isso

Valeu

Olá Karma, tudo bem?

O processo de naturalização demora entorno de 06 meses, depende bastante da agilidade da pessoa em obter as certidões necessárias.

Existem alguns tipos de processo de naturalização, os mais conhecidos são: ordinária e extraordinária .

A ordinaria é necessário que o migrante tenha a autorização de residência com classificação permanente com mais de 04 anos de emissão. Esse periodo pode cair para 01 em caso de família brasileira (casamento ou filho). Também é necessário provar a capacidade de se comunicar em língua portuguesa.

A naturalização extraordinária será concedida a pessoa de qualquer nacionalidade que tenha fixado residência no território nacional há mais de 15 anos ininterruptos e sem condenação penal, ou já reabilitada na forma da legislação vigente.

O processo de naturalização é complexo e envolve várias camadas do poder público como: Polícia Federal, Ministério da Justiça, Departamento de Migrações e Secretário Nacional de Justiça.

O requerimento inicia com o endereçado ao Ministério da Justiça, devendo ser apresentado em uma das unidades da Polícia Federal.

A  Polícia Federal, processará o pedido de naturalização e encaminhará o processo para análise ao Departamento de Migrações.   Qualquer discordância na documentação apresentada, o requerente será notificado para apresentá-la no prazo de 30 dias, prorrogáveis mediante pedido justificado.

Qualificado o processo de naturalização, o Departamento de Migrações emitirá parecer fundamentado e o encaminhará ao Secretário Nacional de Justiça para decisão.

O resultado do pedido de naturalização será publicado no Diário Oficial da União. Após a publicação no DO, o naturalizado terá o direito de tirar o Registro Geral (RG) no DETRAN.


Espero ter ajudado! Qualquer coisa, estou à disposição!
Grande abraço :)

Boa tarde tudo bem?
Já já conseguiu a naturalização brasileiro?

Os processo de naturalização brasileira estão demorando entorno de 6 meses. Um amigo francês fez recentemente no Rio e foi um pouco menos que o esperado.

Nesse site tem bastante informação sobre o processo de naturalização brasileira
https://www.mawon.com.br/post/2020-saib … brasileira

Ótimas informações Yuri, tenho um amigo italiano que precisa também. grata

Holaaa buenas tardes como hago para conseguir empleo en Brasil y naturalizaerme

Prezados,


Tramito este tipo de processo a anos e posso assim dizer que o prazo poderá variar bastante, de acordo com cada caso, podendo o mesmo ocorrer em 6 meses, 12 meses ou até mais.

Algumas das variações deste prazo se dá ao local | cidade a qual irá ser destinado o processo para sindicância, ou seja, mesmo o processo sendo protocolado de forma "online" este será remetido a análise da policia federal da cidade de sua residência; outra variação se da quanto relação de documentos apresentados ao processo entre outros.


Espero ter contribuído,

Att,

RN

Especialista em imigração

[email protected]