cure dentistiche in Portogallo

Salve a tutti,volevo chiedere se qualcuno di voi sa come si chiama la DENTOSCAN qui in Portogallo.
Interessa ad un mio caro amico che si trova anche lui qui in Portogallo.
Grazie. Luigi

Buongiorno a Tutti e a Luegox,
In Portogallo si di e Dentalscan e a Lisbona si effettua presso Hospital de Luz a pagamento.
Molto cordialmente,
alfredo luigi caruso

Grazie molto gentile.

Qualcuno conosce un buon centro medico dentale tra Vila Real de Santo Antonio e Faro? Grazie

Dental Fusion a Tavira, poco prima del Centro Saude. Ho fatto 10 impianti dentali arcate superiore e inferiore l'anno scorso (mi sono trovato molto bene)

Tessera sanitaria europea rilasciata dal Portogallo.
allego risposta pervenuta dalla Seguranca Social.
Per i RNH con pensione pagata Alitalia, la tessera non é  utilizzabile. Almeno questo ho capito ( leggere ultime righe).
Molto cordialmente,
alfredo luigi caruso


Caro Senhor,
Alfredo Caruso
Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos quem pode requerer o CESD-(Cartão Europeu de Seguro de Doença):
- Beneficiários inscritos na Segurança Social (trabalhadores ativos, pensionistas ou membros da família).
- Beneficiários do Seguro Social Voluntário.
-No caso dos bolseiros, o CESD/CPS é emitido com o respetivo Número de Identificação da Segurança Social (NISS). Caso ainda não tenham NISS atribuído, o CESD é emitido com base no cartão de utente do serviço nacional de saúde.
- Beneficiários de subsistemas de saúde públicos:
- Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE);
- Instituto Ação Social das Forças Armadas (IASFA/ADM);
 -Guarda Nacional Republicana Serviço de Assistência na Doença (SAD-GNR);
- Departamento de); Saúde e Assistência na Doença da Polícia de Segurança Público (SAD-PSP
Atenção: os beneficiários da Saúde e Assistência na Doença da Polícia de Segurança Público (SAD-PSP), da Guarda Nacional Republicana Serviço de Assistência na Doença (SAD-GNR) e do Instituto Ação Social das Forças Armadas (IASFA/ADM, devem requerer a emissão do CESD ou do Certificado Provisório de Substituição, ao ISS, I.P.
Para os beneficiários dos subsistemas públicos referidos no parágrafo anterior que não descontam para a segurança social, o CESD ou o Certificado Provisório de Substituição (CPS) são emitidos na qualidade de utente do Serviço Nacional de Saúde, com o respetivo número de utente, tal como consta do cartão de cidadão.
Para os beneficiários que descontam para a segurança social o CESD ou o Certificado Provisório de Substituição (CPS) são emitidos na qualidade de beneficiários com o NISS (Número de Identificação da Segurança Social).
 Utentes do Serviço Nacional de Saúde (no caso de não estarem abrangidos por nenhum sistema ou subsistema) o CESD é emitido com base no cartão de utente.
 Pessoas que trabalharam no estrangeiro, são pensionistas e regressaram a Portugal:
o Se é beneficiário da Segurança Social ou função pública, ou titular de pensão em Portugal, tem direito a assistência médica por Portugal. Neste caso, o CESD é emitido pela Segurança Social ou pelo subsistema de saúde público competente.
o Se não é beneficiário da Segurança Social ou função pública, nem titular de pensão em Portugal, a inscrição é efetuada no Centro Distrital do Instituto de Segurança Social, IP, da área de residência, com base no formulário E -121/documento portátil S1, emitido pela instituição competente do Estado-membro que lhe paga a pensão e, sendo essa mesma instituição que emitirá o CESD, aplicando-se o mesmo aos respetivos membros da família que não se encontrem abrangidos por regime de Segurança Social ou função pública.
 No caso de pensionista de um sistema de proteção social obrigatório estrangeiro:
o Se for pensionista unicamente de um dos Estados-Membros da União Europeia ou dos países que constituem o Espaço Económico Europeu, o CESD é emitido pela instituição do Estado que lhe paga a pensão.

Para qualquer esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos.

Com os melhores cumprimentos,

Teresa Martins

Nuova discussione