Viver em Paraty - estado do Rio de Janeiro

Viver em Paraty... quem nunca sonhou viver numa cidade cercada de lindas praias e montanhas, a 250 km das duas capitais, Rio de Janeiro e São Paulo? A cidade e arredores estão regularmente presentes nas reportagens que mostram as belezas e riquezas do Brasil (nas mídias nacionais e internacionais).

Sim, viver em Paraty é muito agradável. Há três anos que a minha esposa brasileira (eu, sou francês) e eu, decidimos viver e trabalhar em Paraty. Compramos um ponto comercial e abrimos uma creperia francesa (que propõe também alguns pratos da culinária tradicional).

Paraty é, ainda, uma cidade bem pequena, com poucos moradores, que vive ao ritmo do turismo sezonal. Meses de alta temporada, fins de semana (feriados), eventos culturais importantes (FLIP, Festival de jazz, MIMO, Encontros fotográficos, Festival da cachaça ...) alternam com semanas de uma cidade quase "deserta".

Em Paraty, os moradores e turistas podem aproveitar: de lindíssimas praias, de passeios agradáveis no centro histórico (pedestre), de trilhas entre praias e na serra, de fantásticas cachoeiras (com possibilidade de banho de água doce e pura), de uma vida tranquila, sem poluição nem barulho, de eventos culturais de qualidade.

Também, aqui, os moradores e os turistas tem que se deparar com falta de infraestrutura não resolvida há anos, como em várias cidades do país: falta de saneamento básico (não há esgoto, nem no centro histórico, mas há fossas), iluminação pública insuficiente, conexões internet lentas... Tudo tem um outro ritmo aqui...

Trindade, Praia grande, São Gonçalo, Laranjeiras...são nomes de algumas das praias famosas. Mas são centenas de opções próximas à Paraty, na lindíssima Costa Verde.

A proximidade da montanha é um elemento fantástico. Em 45 mn, é possível passar do mar à montanha (“verdadeira”, já que alguns bairros de Cunha ficam a 1.500 m de altitude). Mar lindo, manso, areia limpa e montanha quase virgem num lugar só! A serra da Mantiqueira, a serra da Bocaina, a serra do Mar são maravilhosas e acessíveis rapidamente.

Após 3 anos em Paraty, decidimos, com a minha esposa, nos afastar um pouco e morar em Cunha. 40 km. Estamos vendendo o nosso comércio e queremos agora morar na montanha, após a excelente experiência, de viver e trabalhar em Paraty. Acordar na montanha de manhã, almoçar e tomar banho nas águas claras da baía de Paraty-Angra e voltar na lareira a noite. Num dia só. É possível em Paraty-Cunha.

São tantas coisas para dizer sobre Paraty e Cunha, que vou deixar em aberto às perguntas e responderei com muito prazer neste ótimo bate-papo de Expat.com.

Patrick Louis

ola!!!
fomos passear em paraty e adorei...
estou a procura de viver melhor  :)
quem sabe paraty e uma boa opcao..... ;)
sou silvana

Vivo em Paraty e Cunha. E adoro. Tenho um restaurante e creperia franceses. Se você olhar nos anúncios, você poderá ver que estou vendendo este restaurante para poder desenvolver um outro projeto (em Cunha). Para mais informações, entre em contato comigo... Patrick

oi Patrick,
sao tantas duvidas...
insegurancas rss
pra mim um ponto importante e o dia a dia... as pessoas no geral ... como sao p se relacionar? voces tiveram dificuldade? conseguiram fazer amigos?
outra questao super importante... estive vendo noticias sobre a violencia... brigas de faccoes rivais... falta de seguranca publica... fiquei muito insegura... voces sentem isso?

Em Paraty, como em todas as outras cidades do Brasil (ou quase), existe o tráfico. Ele fica num bairro bem especifico onde, pessoalmente, nunca vou. Não há insegurança em Paraty se for comparar com cidades grandes do Brasil. É possível atravessar a cidade toda de madrugada sozinho, sem risco. Usar o celular na rua é possível ainda. Por ser uma cidade pequena, é rápido conhecer muitas pessoas. Algumas viram amigas. A presença, em poucos km, do mar e da montanha, é fantástica. Tente viver umas três, quatro semanas aqui, você sentirá melhor o que estou tentando explicar e que não se explique... se vive!

Adorei a sua história.. legal compartilhar sua experiência..

Eu e minha esposa estamos pensando em arrendar nossa pousada na praia da enseada em Guarujá e ir para o campo... Ainda em planos...

Ola! Estou com o projeto de abrir uma loja em Paraty e gostaria de conversar mais com você.
Como podemos nos conectar?

Ola! Estou com o projeto de abrir uma loja em Paraty e gostaria de conversar mais com você.
Como podemos nos conectar?
Vc tem algum email ?

bonjour. Vous pouvez m´écrire à : [email protected]

Bom dia Patrick
Moro no Rio Grande do Sul e estou me separando. Gostaria de ir morar em um lugar para reiniciar a vida. Estou com 63 anos. Pergunto a você:
Como é o custo de compra de um imovel simples aí?
Qual o melhor modo de se deslocar ?
Se gasta muito dinheiro para viver aí?

bonjour patrick, je suis tombé sur ce forum et j'aimerais en savoir plus sur les conditions réelles de vie à paraty et ses environs aujourd'hui en 2021.Votre message date de quelques années et peut etre que la qualité de vie n"est plus la meme aujourd'hui?Je suis français, je vis en bretagne mais j'ai passé quelques mois au brésil dans les années 90, je suis marié à une brésilienne de sao paulo et je suis si fatigué de la france que j'envisage peut etre d'aller finir mes jours à paraty ou tout du moins y passer quelques mois pour oublier la france.J'ai lu sur internet beaucoup de choses peu élogieuses sur paraty qui serait devenu une ville extremement dangereuse et un carrefour de la drogue, qu'en est il exactement?Y vivez vous toujours aujourd'hui, quelle est la réalité en matière de sécurité?.Ma femme va au brésil chaque année passer quelques mois et chaque fois qu'elle revient elle me parle de paraty et avecle cours de l'euro contre real peut etre pourrais je envisager d'acheter une maison la bas..Ceci dit ça fait une éternité que je n'ai pas mis les pieds au brésil à cause de soucis de santé , pensez vous qu'il serait raisonnable d'envisager à 60 ans de repartir la bas, est il vraiment possible de vivre tranquillement à paraty et quels sont finalement les endroits à privilégier pour s'y installer?Merci de m'avoir lu  en espérant une réponse de votre part.
ERIC.