Vida no Quénia

Olá. O meu nome é Patrícia vivo em Lisboa e, por motivos profissionais vou mudar-me para o Quénia em breve. Confesso que estou um pouco assustada mas entusiasmada. Alguém que viva aí que me possa falar sobre o país? (custo de vida, pessoas, costumes, clima, sistema de saúde, se é um país calmo etc etc.) Obrigada.

Bom dia Patrícia,

Chamo-me Luis Filipe, sou de Coimbra e trabalho no Quénia desde Novembro de 2015. Sou engenheiro quimico mas aqui, estou trabalhando como HSE Manager na empresa espanhola Isolux Corsán.

O Quénia até é dos paises um pouquinho mais desenvolvidos de África. Aqui encontrarás quase de tudo o que estamos habituados em Portugal. Os supermercados Nakumat e Chandarana (indios) conseguem satisfazer as nossas rotinas diárias, se bem que algo se passa com a cadeia Nakumat que muitos artigos estão desaparecendo nos últimos meses sem reposição...

As compras custam o mesmo ou um pouquinho mais que Portugal, o frango é mais caro mas a carne de vaca, por exemplo, é mais barata. A habitação essa sim é cara, pela qualidade que é oferecida. Um apartamento T1 ou T2, em zonas razoáveis da cidade, não custam menos de 900 euros mensais (não mobilados) ou 1200 para os mobilados. Melhores zonas são Kilimani, Hurligham, Lavington, Westlands, Parklands, Karen. Evita zonas como Embakasi, Buruburu, Kibera, Pangani, Tika Road (Kasarani, Roysambu, Kaawa, Ruaraka, Juja)).

Tráfico é horrivel, "matatos" (hiace mini van a que chamam táxi...) conduzem como animais, não respeitam nada!!! Engarrafamentos são constantes. Aconselho-te vivamente a arrendares apartamento o mais próximo possivel do teu trabalho.