Sózinho(a) lá fora: a experiência de uma mudança na sua vida

Ir viver, estudar ou trabalhar para outro país, mais próximo ou mais distante, é uma situação desafiante!

Que estimula, proporciona novas experiências, muitas aprendizagens, e faz amadurecer. Numa primeira etapa, parece haver uma grande vontade de abarcar esse novo mundo, e de o descodificar. Fazer novas relações. Mas há muitos detalhes que podem incomodar, fora da sua 'zona de conforto', e sucederão certamente muitos imprevistos.

Já pensou qual é a 'bagagem psicológica' que levou para essa viagem, para esse seu novo código postal?
E quais as verdadeiras razões que o moveram para aí?
E agora, que está distanciado fisicamente do seu país, dos seus amigos e família, das suas rotinas, como é?
O que é que tem, aprendido sobre si?
Viajar, e morar num lugar distante, mais rural, subdesenvolvido ou cosmopolita, permite desfrutar de muitas novas coisas e reflectir sobre elas. Há um antes e um depois. Volta-se transformado. Ou seja há também nesta oportunidade um desafio implícito: conhecer-se melhor, mudar se necessário for.

Contudo, o isolamento e a solidão sentidas podem ser muito devastadores, e apesar das facilidades de comunicação que hoje temos, muitas vezes não queremos ou não podemos apoquentar a família e os amigos com 'as nossas questões' mais problemáticas. Vigie a sua saúde física e mental, repare nas suas mudanças, nos seus sentimentos e emoções, nos seus sintomas físicos, nos seus pensamentos.  Se achar que existe algo que o/a preocupa, ou que gostaria de ser escutado sem julgamentos consulte um psicólogo.

Sou psicóloga, psicoterapeuta e coach, com 25 anos de experiência profissional, e disponibilizo serviços de apoio psicológico, psicoterapia ou coaching à distância (sessões por skype ou telefónicas).
Visite e siga: facebook.com/psicoterapiaeapoioonline

Tenha uma boa experiência, ESTEJA ONDE ESTIVER, e
Disponha

Isabel Botelho
[Psicóloga-Psicoterapeuta-Coach]

sei tem como é,também estou assim
confusa.
tenho muitas vontades de ir viver no México , mais nao tenho recursos  e nem sei por onde comecar.