Viver no Brasil

Como é viver no Brasil propriamente no rio ou sãopaulo, desde o custo de vida até ao aluguer de apartamento, vagas de trabalho

Você tem alguma coalificacao fica mas fácil  apartamento  tem de 500 a 1000 reais custo de vida pode colocar mais 2000 reais posso dar uma sugestão por voce não procura uma cidade em volta da capital e melhor para viver

Obviamente que o custo de viver no brasil, depende do padrão de vida que pretende manter.
O Estado do Rio de Janeiro possui uma diversidade de ambientes que vão desde a geografia - mar, serra, cidades mais frescas ou mais quentes, etc.Eu vivo na capital que também se chama Rio de Janeiro. A capital também é muito diversificada e misturada. Na área considerada mais nobre e com o m2 mais caro, é rodeada por favelas com uma população bastante pobre. Ao mesmo tempo, em bairros mais afastados do centro - subúrbios - também existe uma variedade de classes.
Na zona Sul poderá encontrar apartamentos minúsculos por volta de R$2000,00 + condomínio, de R$1000,00 e no subúrbio uma casa de 2 ou 3 quartos, garagem, quintal por menos que este valor.
Quanto ao trabalho, depende tb da qualificação que possui e de validação de diplomas.
Há areas saturadas. Há desemprego no brasil (50.000.000) apesar da imagem de prosperidade, uma grande parcela da população vive de auxilio do governo (aliás ganhou a última eleição baseado nisso). Se não tem profissão fica tudo muito mais complicado.

Há uma grande falta de pessoas para trabalhar na área de construção civil e limpeza. Quem não tem qualificação, tiver vontade de trabalhar nessa área e for bom nisso pode se dar muito bem...

Viver no Brasil ... talvez não seja a melhor pessoa para falar nesse assunto, principalmente porque a minha experiência não é das melhores, logo pode desagradar a algumas pessoas.
Se tem alguma qualificação, talvez melhore alguma coisa, vai depender da região e da qualificação. Se não tem qualificação, acho que vai ser mais difícil.
Quando cheguei ao Brasil todos diziam que iria encontrar emprego logo, na realidade demorou demais, fui a algumas entrevistas, recebi várias respostas como "tem qualificação demais", "Não temos dinheiro para pagar o salário que merece", essas foram algumas das muitas desculpas que durante anos ouvi.
Tem o problema do idioma, embora pareça que falar Português é igual, na realidade não é. Várias vezes ouvi que não estavam a entender o que falei ou palavras em Portugal significam uma coisa e aqui o significado é bem diferente.
Neste exato momento não aconselho ninguém a vir morar no Brasil, muita demissão e o preço de TUDO subiu e não foi 5 ou 10 %, foi muito mais que isso. O preço do combustível está quase o mesmo preço ou mais caro que na Europa.
Várias vezes perguntaram-me o que estava a fazer aqui, se era mais fácil vir para o Brasil com qualificação para tirar o emprego de quem está aqui.
Acho que finalmente entendi a pergunta e em breve devolvo o "meu" emprego.

Oi Leo!
Fiquei envergonhado em ler o seu relato. E o que vc escreveu não é o que aparece na televisão. Mas eu sei que a realidade está bem próxima do que vc contou. Peço desculpas pelas grosserias que deve ter ouvido de meus conterrâneos. Mas eu acho isso comum quando as pessoas se sentem ameaçadas. Conheço a sua terra Natal e fiquei muito impressionado com a beleza do seu país. Mas também vi pichado em muros "Fora Brasileiros"! Como vc pode ver o imigrante é tratado de uma forma ruim em todos os cantos do mundo.
Te desejo mais sorte.
Abraços
Cristiano