Viver na França

Eu fui para França em dezembro deste ano para me casar, em Avignon. eu amo esta cidade, ela é historica e encantadora. Pros românticos é perfeita! eu fui muito feliz nela pena que precisei voltar ao Brasil pra meu trabalho e para o visto. Mais eu creio que logo volto. :heart:

Moro na cidade de Avignon França.  :heart:

Pretendo ir trabalhar e viver para Paris, alguém pode me falar sobre como é viver em Paris e se a adaptação é boa? :)

Catarina, colei aqui a mensagem que respondi a um colega em outro fórum. Espero que ajude! :)

Olá! O que você gostaria de saber exatamente? Por exemplo, custo de vida, como são as pessoas, mercado de trabalho (especificar a área), aprender francês etc.

Eu vivo em Paris há um ano. E posso te dizer que aqui é uma cidade segura; bastante desenvolvida culturalmente, em nível de transporte e de civilidade. Os franceses, em geral, são educados, porém reservados. E comum ver turistas perdidos, que tentam pedir informação a eles, mas que dificilmente conseguem obtê-las, devido a esse comportamento mais fechado.

Em relação ao mercado de trabalho de um modo geral, ele esta estagnado. A França só conseguiu empregar menos que 2 mil pessoas no último mês, e o número de desempregados só tem aumentado. Ela tem uma divida pública imensa e gasta mais com o pagamento de juros do que investe em educação. O cenário é triste, mas real. Por conta disso, muitos brasileiros têm retornado ao Brasil ou buscado oportunidades na Inglaterra e nos EUA, de acordo com uma funcionária da embaixada do Brasil em Paris.

O que mais gosto aqui é a segurança (venho do Rio) e a civilidade dos franceses. O que menos gosto é a não abertura dos mesmos e até a arrogância dos parisienses. No começo, eu sofria com isso. Agora, eu aprendi a lidar com eles. Estes pensam que Paris é responsável por todas as maravilhas do mundo, ou abriga a maior parte dela. Então, eu tento me colocar no lugar deles e entender essa postura.

Sinto falta de alegria, futebol, churrasco, musicalidade e espiritualidade. Isso no Brasil é comum, mas aqui, definitivamente, não.

Aproveito para compartilhar contigo o meu blog, onde tenho escrito um pouco do que tenho vivido aqui: convictasimprecisoes.wordpress.com/

OBS.: Esta é a minha opinião, que é baseada na minha experiência. Cada um vive e vê as coisas a partir de sua vivência e personalidade. Não levem o meu depoimento como verdade absoluta.

Abraço,
Tassia.
Ver mensagem