Custo de vida em Malta

Olá a todos!

Acho que seria bastante útil falarmos sobre o custo de vida em Malta.

Qual é o custo de viver em Malta?

Por exemplo:

> Arrendar ou comprar imóveis, contas de serviços públicos (eletricidade, água, gás, telefone, internet, etc...)

> Transportes públicos ou  gasolina, se tiver carro

> Alimentação (quanto custa por mês, dependendo se mora sozinho ou com família)

> Seguro de saúde privado (se tiver)

> Contas com crianças: escola, atividades extra-curriculares

> Jantar num restaurante, aperitivo ou café

> Cinema, ginásio, etc.

Ou qualquer outro custo que acha que deva ser mencionado!

Obrigado pela sua participação!

Diogo

Boas!

Irei com certeza deixar a minha opinião sobres estes tópicos mas não agora que já é um pouco tarde :D
Amanhã como mais tempo, falarei um pouco sobre esses assuntos e deixarei também a minha nota pessoal.

Abraço!
António

Boas novamente!

Como o prometido é devido, aqui vai a minha opinião e experiência em relação ao custo de vida em Malta:

- Arrendar ou comprar imóveis, contas de serviços públicos (electricidade, água, gás, telefone, internet, etc...)
Em relação ao eu caso pessoal, estou a pagar €400/mês por um apartamento de 3 quartos numa zona que fica a norte de Malta (Mellieha). Se eu fosse alugar o mesmo apartamento numa zona mais para o centro de malta, pagaria seguramente pelo menos, mais €100 ou €150/mês. Existem vários sites para procura de habitação onde poderão seleccionar essa procura por zonas do país e assim poderem ter uma melhor ideia dos preços dos alugueres nas diferentes zonas. Os sites de que tenho conhecimento, são por exemplo a Remax, Frank Salt, Simon Mano, Maltapark, Malta Lets, etc...
Nós somos 3 pessoas a viver na mesma casa (eu, a minha companheira e o meu filho de 4 anos) e a nível de serviços (Electricidade, agua e gás), pago uma média de €100/mês. Em relação à internet/Telefone/TV, pago uma média de €40/mês que inclui 30MB internet ilimitada (downloads), chamadas grátis para telefones da mesma rede, fixa e móvel (Melita) e 80 canais de TV digitais.

- Transportes públicos ou  gasolina, se tiver carro
Não tenho carro neste momento e por isso apenas posso dar a minha opinião acerca dos transportes públicos. Uso os autocarros regularmente e visto que ainda não tenho o documento de residência Maltês, ainda pago o preço cobrado aos turistas/não residentes que são €2.60 por um bilhete diário. O meu filho como já tem mais de 3 anos, paga 50c por bilhete. Não creio que seja caro, visto que com esse bilhete, podes andar de autocarro durante 24 horas e cobre todo o território de Malta. Logicamente que se já tivesse a minha situação de residência resolvida, pagaria um pouco menos. Para mais informações sobre as várias tarifas, poderão consultar este site: Bus Fares

- Alimentação (quanto custa por mês, dependendo se mora sozinho ou com família)
Em relação à alimentação, é um pouco relativo, tudo depende do numero do agregado familiar e claro, dos hábitos alimentares de cada pessoa. No nosso caso pessoal, somos 2 adultos e uma criança e posso dizer que gasto uma média em alimentação de 200-250€/mês. Possivelmente menos de €250 mas nunca mais do que isso. Visto que não temos transporte próprio, raramente fazemos compras nos grandes supermercados (Smart Supermarket, Lidl, etc) e por esse motivo, se calhar a despesa é um pouco mais alta.

- Seguro de saúde privado (se tiver)
Não temos qualquer seguro de saúde privado. No entanto, pelo que já me informei, os preços variam muito do tipo de plano que que a pessoa escolher e da idade do assegurado. Os valores médios poderão ir desde 200 e poucos euros a 1000 e poucos euros anuais. Existem 2 seguradoras nas quais eu me informei que foram a Atlas Healthcare e a GasanMamo 

- Contas com crianças: escola, actividades extra-curriculares
O meu filho está a frequentar uma escola/creche publica e por isso não pago qualquer quota em relação a sua frequência nessa escola. A única despesa que tive, foi em relação aos uniformes que ele tem que usar nessa escola. Em termos gerais, tive que pagar uma média de 25-35€ por uniforme. Existem dois tipos de uniformes, um de verão (calção, t-shirt e boné) e outro de inverno (fato de treino).
Sei que existem várias escolas e creches privadas de norte a sul do pais, mas sinceramente, não estou a par dos preços praticados por esses estabelecimentos de ensino. Poderão consultar a lista das várias escolas públicas e privadas em Malta, AQUI

- Jantar num restaurante, aperitivo ou café
Este calculo também é um pouco relativo visto que depende um pouco da área onde de vai comer ou tomar um café/aperitivo e do tipo de menu que se escolhe. Aqui na área onde eu vivo, uma refeição normal para 2 adultos e uma criança num restaurante (cozinha Italiana), incluindo as bebidas, poderá ficar por uma média de 30-40€.

- Cinema, ginásio, etc.
Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ir a um cinema cá e também não frequento nenhum ginásio, pelo menos para já. Mas pelo que já li em alguns sítios, uma inscrição individual num ginásio, deverá rondar os 30-40€ mensais. No entanto, penso que em alguns deles, ou mesmo na sua grande maioria, terá que se pagar uma quota anual e não mensal. Mas como disse, não tenho a certeza absoluta em relação ao tipo de inscrições praticadas nos vários ginásios.

Bem, penso que já deu para ter uma ideia mais ou menos geral em relação ao custo de vida aqui em Malta. Como expliquei anteriormente, esta é a minha opinião e a minha experiência pessoal, pelo que alguns valores mencionados em cima, poderão não se aplicar a todas as pessoas. Possivelmente, para umas pessoas será um pouco mais e para outras, quem sabe um pouco menos.

Se tiverem mais alguma questão ou dúvida, terei muito gosto em ajudar ou partilhar outras experiências pessoais! :)

Um abraço,
António

Informação muito completa mantonas ainda que como bem dizes muitos dados são relativos