Mudando para Lille

Olá,
sou novo por aqui, não sei como funciona a rede, mas vamos la para as perguntas:

Estou me programando para mudar para Lille no Norte da França e gostaria de saber se alguém tem alguma dica ou informações que seriam importante para mim?
Como funciona o mercado de trabalho por la?

Ola Danilo tudo bem ?

Me mudei faz pouco tempo para Lille também , mas já morei aqui há 8 anos atrás.... no que eu puder ser útil conte comigo.

Olá Lisa,
nossa que legal, eu nem sei por onde começar rsrs
Não quero incomodar mas tenho muitas perguntas rs

Tenho uma amiga que mora em Lille, e estou conversando com ela para conseguir me mudar para la, mas ela e o marido são muito ocupados e eu fico meio sem graça de ficar perguntando muitos detalhes, mas como estou pretendendo me mudar em fevereiro ou março de 2019, pelo que pesquisei, já preciso me organizar como: ir comprando euro, aprender Francês claro, pesquisar sobre passagens mais baratas, e ir juntando dinheiro para conseguir me manter pelo menos uns dois ou três meses em Lille até arrumar um emprego.
Sei que tem a dificuldade do visto, mas essa amiga está tentando algo para que eu consiga um visto com mais agilidade. Tenho planos para arrumar um emprego e estudar também, fazer uma faculdade de marketing.
Enfim, tenho outras dúvidas mais especificas, mas resumi a história para entender um pouco minha situação.
Caso possa me ajudar com os primeiros passos que preciso ir tomando, ficarei muito feliz e grato.
Sendo mais claro, quero ir para Lille para trabalhar, estudar e conseguir dar uma vida melhor para minha família.
Caso queira me adicionar no facebook : [Enlace moderado]

Bonjour Danilo!!!!

Que legal seu projeto, só fiquei com uma dúvida: por que escolheu Lille ? Só curiosidade mesmo... rsrs

Bem eu tenho uma relação com a França e Lille já ha 18 anos pois me casei com um francês. Então pra mim os trâmites do visto foram bem mais simples (embora foi complicado na época) .

Sim vc tem toda razão precisa juntar uma quantia suficiente para se manter eu diria por seis meses , por precaução e também porque tudo que é em euro para nós brasileiros e multiplicado por 5!

Quanto ao trabalho eu não sei no que vc aceita trabalhar mas precisa sim falar a língua corretamente e com uma certa fluência para se ter alguma chance. Trabalho tem , o francês em si escolhe muito então se vc não escolher demais terá alguma oportunidade.

Quando cheguei aqui em 2002 pra morar meu primeiro trabalho foi como digitadora em uma empresa de assinatura de revistas (eu era comissária de voo no Brasil) foi difícil me re adaptar mas com o tempo, a experiência, Contatos consegui um emprego melhor nos anos seguintes... cheguei a trabalhar num banco online como analista de crédito Oise já e possível. Como te disse antes não sei tua área e até onde vc está pronto pra ir trabalhar aqui.

Salários: eu considero os salários na França bem baixos . Apesar do salário mínimo ser de 1450,00 bruto vc recebe líquido em torno de 1230,00. E se tiver que pagar aluguel eu acho difícil viver com esse valor. Claro que tem inúmeros meios de se economizar aqui inúmeras alternativas (posso te ajudar se for teu caso) porém deves ser bem realista quanto a isso.

Acho que seria legal vc ir mandando suas dúvidas mais detalhadamente e vamos trocando ideias o que acha ?
Segue meu numéro de whats (Brasil) mas que acesso aqui diariamente : (48) 99624-9520 vc verá no lugar da minha foto , a logo da minha empresa no Brasil, tenho uma agência de viagens e excursões em Florianópolis. Vc e de SP ? Fique a vontade pra me chamar pelo whats se preferir, fico a disposição.

Abs
Lisa