Casamento na CABO VERDE!

Muitas vezes eu fui perguntado sobre se casar em Cabo Verde e também sobre obter cidadania, acho que é hora de compartilhar com a comunidade do Expat algumas informações úteis sobre esse assunto, já que ele vem bastante frequentemente.

CASANDO NO CABO VERDE
As leis do casamento em Cabo Verde são muito parecidas com quase todos os outros. Como expatriado, você encontra um companheiro cabo-verdiano, você se apaixona e quer se casar com ele ou morar em Cabo Verde. Você pode se casar em uma cerimônia religiosa (em uma igreja, por exemplo) ou uma cerimônia civil (no registro civil). Você só precisa do seu passaporte e certidão de nascimento (e você é divorciado, você obviamente precisará do decreto de divórcio). Você precisa de quatro testemunhas para assinar os documentos civis e você recebe um certificado de casamento. É simples assim. E uma vez que você tenha o certificado de casamento, você tem direito imediatamente à cidadania cabo-verdiana. E você nunca mais terá que pagar essas taxas de renovação de vistos de residente.

Existe uma reviravolta interessante nas leis de Cabo Verde. VOCÊ NÃO TEM QUE ESTAR FISICAMENTE PRESENTE NO CABO VERDE para se casar com um cabo-verdiano local em uma cerimônia civil. Você simplesmente envia uma procuração a alguém que "fique em seu lugar". Essa pessoa atende a cerimônia civil e assina todos os documentos em seu nome. No final, um certificado de casamento é emitido em seu nome e o nome do seu novo cônjuge. Em outras palavras, você nem precisa colocar o pé em Cabo Verde, e você pode se casar com alguém em Cabo Verde, desde que você o tenha autorizado. Isso é muito incrível, não é?

DIVISÃO DE ATIVOS MARÍTIMOS
De acordo com a lei de Cabo Verde, o seu cônjuge tem direito a MEIA DE VOCÊ ATIVO LOCAL em caso de divórcio. Isso pode ser muito assustador para os expatriados, uma vez que geralmente trazem ativos substanciais para o casamento. Mas não há necessidade de alarme, já que você pode ter um acordo PRE-NUPCIAL no lugar no momento do casamento. Na verdade, há uma caixa de verificação genérica sobre os documentos de casamento, onde você pode indicar que não quer compartilhar os ativos que você traz para a união matrimonial. No entanto, nunca gostei de caixas de verificação genéricas quando se trata da lei. Você nunca sabe o que eles realmente significam. Em vez disso, você pode redigir um acordo alternativo mais detalhado que você pode enviar no momento em que preencher os formulários de casamento. Você e o seu cônjuge devem assinar o acordo. Desta forma, você pode ser muito mais específico, especialmente sobre ativos que podem ser acumulados após a data do casamento.

Os expatriados devem ser extremamente cuidadosos em proteger seus ativos. Você vê, de acordo com a lei cabo-verdiana, MESMO SE NÃO CASAR O SEU SACERDOTE CAPE VERDEAN, desde que você tenha morado juntos por 6 meses, você é considerado um casamento de direito comum e seu sócio ainda tem direito à metade de seus ativos . Então, você deve solicitar isso desde um acordo pré-nupcial, mesmo que você não seja casado, ou mesmo se você pretende se casar oficialmente em uma data posterior.

PROCEDIMENTOS DE DIVORCE
E se as coisas simplesmente não funcionassem? Depois de ter casado há dois anos, você pode solicitar um divórcio. Você pode fazer isso junto ou sozinho. Se você arquivar por conta própria, seu cônjuge, é claro, será solicitado a responder, apenas no sentido de que eles têm direito a tomar posse da metade dos ativos (e vice-versa). É um processo bastante simples. O juiz ordenará que a metade das suas contas bancárias sejam realizadas e a polícia irá escoltá-lo para sua residência conjugal para supervisionar a amitida separação do conteúdo doméstico. Claro, se você tiver esse acordo pré-nupcial, o juiz do tribunal de família é obrigado a cumprir seus termos. E é por isso que você deve manter recibos por tudo que você compra enquanto está casado, e certifique-se de que tudo esteja SOMENTE EM SEU NOME. Se você comprar itens como um carro ou uma casa, e o recibo ou os documentos estão em ambos os nomes, você ainda precisará dividir esses itens porque eles serão considerados itens que você contribuiu igualmente, mesmo que sua esposa tenha pago zero em relação ao item.

CIDADANIA
O seu certificado de casamento dá direito a cidadania cabo-verdiana imediata e a um passaporte cabo-verdiano. Solicitar o passaporte é muito simples. Você efetua uma consulta para enviar o pedido de passaporte, você participar da nomeação e fornecer seu passaporte e seu certificado de casamento original. Estes documentos serão imediatamente devolvidos a você. Você também paga a taxa de passaporte de cerca de 50 €. As fotografias do passaporte são tomadas pela autoridade do passaporte para que você nem precise caminhar com fotos. Você deve vir para a PRAIA para solicitar o passaporte.

Infelizmente, você não pode mais solicitar um passaporte cabo-verdiano em ausência. Cabo Verde agora usa os novos passaportes biográficos e as fotos devem ser tiradas das íris nos seus olhos. Então você deve estar presente para se candidatar. Claro que, uma vez que você solicitou um passaporte, você pode mandar a sua entrega em seu nome e enviá-lo para você, se você estiver fora de Cabo Verde no momento em que o passaporte estiver pronto!

Nova discussão