Close

Visto estudante no Brasil

Boa tarde!

Meu nome é Maria Cornelia Crucean e sou da Romênia. Em julho do ano passado eu me mudei para o Brasil para fazer um cursinho para me ajudar passar numa universidade brasileira. Eu recebi uma carta-convite de uma escola do Brasil que tem esse tipo de curso e obtive um visto de estudante.

Eu prestei os exames nas universidades e acabei de passar na Universidade de Campinas. Eu fui ontém fazer a matrícula e uma senhora da diretoria falou que normalmente eles não poderiam fazer minha matrícula por que no meu passaporte aparece que eu sou estudante do outro colégio (no qual eu fiz o curso) e que a lei não permite a mudança de curso/instituição. Ela falou que eu devo sair do país para obter um novo visto com a carta de aceitação da universidade. Porém eu tinha a informação que a mudança de curso ou instituição de ensino é permitida. O link é o seguinte:

https://www.justica.gov.br/seus-direito … tos/vistos

Tanto eu como ela tentamos falar com a Polícia Federal, mas ainda não conseguimos. Se alguém tiver informações a respeito disso por favor me ajude.

Muito obrigada!

Olá Maria, boa noite e desculpe a demora com minha resposta.

A lei vigente é claro como cristal:

Importante lembrar que são permitidas a mudança de curso e/ou a transferência de instituição de ensino,

Não sei porque pessoal da UNICAMP não conseguem entender, ou precisa entrar em contato com a Policia Federal. Eles precisam efetuar a sua matricula e emitir comprovante de inscrição, cabe você notificar a Policia Federal sobre a transferência para outro instituição de ensino.

Deve voltar para UNICAMP e pedir eles visitar a pagina que você colocou como link aqui e ler com cuidado, não é tão difícil assim de entender.

Boa sorte.

Abraço,
James
expat.com Experts Team

Nova discussão

Mudar-se para Brasil

Algumas dicas profissionais sobre mudar-se para Brasil.

Vôos para Brasil

Os vôos mais baratos para Brasil.