Close
Siga-nos no Facebook!

O Brasil visto por estrangeiros.

A maioria das vezes, temos um complexo de vira-lata. Achamos que o Brasil é inferior aos outros países desenvolvidos. Como disse Nelson Rodrigues: "O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Nossa tragédia é que não temos o mínimo de auto-estima".

De fato, precisamos melhorar muito em vários aspectos, principalmente educação e segurança, na minha opinião. Mas por outro lado, nós não somos esse vira-lata não.
Temos um excelente pedigree sim senhor.
Por isso, fiz aqui uma seleção de frases ditas por estrangeiros  sobre o que acham do Brasil. E geralmente eles nos veem e avaliam  muito melhor do que nós mesmos.

1- "Aqui no Brasil, os brasileiros acreditam pouco no Brasil. As coisas não podem funcionar totalmente ou dar certo, porque aqui, é assim, é Brasil. Tem um sentimento geral de inferioridade que é gritante. Principalmente a respeito dos Estados Unidos. To esperando o dia quando o Brasil vai abrir seus olhos".
(Dito por um Francês)

2- "Aqui no Brasil, as pessoas acham que dirigir mal, ter transito, obras com atraso, corrupção, burocracia, falta de educação, são conceitos especificamente brasileiros. Mas nunca fui num pais onde as pessoas dirigem bem, onde nunca tem transito, onde as obras terminam na data prevista, onde corrupção é só uma teoria, onde não tem papelada para tudo e onde tudo mundo é bem educado".
(Dito por um Francês)

3-  "Se eu fosse um político brasileiro hoje, saindo do pesadelo da inflação, e com tudo isso realizado, me perguntaria o que eles querem que façamos mais. Quero que o Brasil lidere o mundo no século 21"
(Bill Clinton - Americano)

4 - "Há um monte de espécies de pássaros, e não nos cansávamos de olhar para eles. Parávamos a moto na beira da estrada e ficávamos muito tempo admirando-os em silêncio. - As pessoas são amigáveis e prestativas, muito amigáveis e muito prestativas".
(Dito por um casal de Romenos)

5- "O Brasil agora tem um futuro próprio. Não nego que poderá haver algum problema, mas o gênio brasileiro é conhecido por conseguir sobreviver aos problemas."
(John Kenneth Galbraith - Americano)

6- "Deveria ser um choque de humildade para os líderes americanos que o Brasil tenha se tornado auto-suficiente em energia no momento em que os EUA estão concentrados em produzir veículos cada vez maiores. O Brasil alcançou a independência em energia descobrindo como levar seus cidadãos do trabalho para casa em veículos que se movem sem muita gasolina."
(The New York Times - Jornal Americano)

7- "Pessoas amigáveis e abertas. Todo mundo dizendo “Boa tarde!”, “Tudo joia?”. E, claro, sorrisos bonitos e abertos. Tenho certeza de que apenas os brasileiros têm esse sorriso. - A vegetação do país é incrível. Totalmente diferente da que temos aqui, em relação a cores, aos diferentes tipos de árvores. É tão bonito! - Percebi que quando os brasileiros tiram fotos eles se agrupam juntos quando posam. Achei isso muito específico, essa posição em que todos ficam juntos".
(Dito por uma Russa)

8- "As pessoas são muito mais afetuosas, e não estou falando apenas em termos românticos, mas também entre membros da família. Vi com frequência adolescentes de mãos dadas com um dos pais, por exemplo. Não vejo isso com frequência nos Estados Unido".
(Dito por uma Americana)

Muto bem! :top:  :heart:

Oi kaue.sousa ,

Quem era esse casal de romenos ?

Tem razao o Brasil e bom demais quando se tem do que viver se nao acho que fica mais dificil .

:idontagree: Gostei...

Olá,

Não se trata de sentimento de inferioridade :) não vejo inferioridade.

Nesse povo há muitos sentimentos contraditórios, a saber: sente orgulho de sua pátria e, ao mesmo tempo, percebe que ela deveria ser muito melhor do que é e se sente impotente, sente que os problemas estruturais são praticamente intransponíveis. Isso irrita bastante os brasileiros,

Entretanto, os brasileiros jamais perdem uma oportunidade de afirmar que amam esse país e não o trocariam por nada. Após alguns minutos de silêncio começam a vomitar encima!!! Nada presta, nada serve, tudo é corrompido, tudo é ladrão. Até surtam de tanta decepção que sentem.

Um dia eu disse a um colega que uma das principais diferenças que existe entre a América Latina e a Europa, por exemplo, é que neste continente, os habitantes costumam tolerar o que não era para tolerar. Simples.

Logo, constatamos que muitas das mazelas evitáveis neste continente se devem à permissividade, à tolerância excessiva que é fruto, paradoxalmente, de uma natureza pacífica, no fundo.

Não é que não existam os mesmíssimos problemas nos USA, Canada, Coréia do Sul, Austrália, Europa etc, etc. mas naqueles lugares seus habitantes sabem colocar um basta geral quando as coisas se tornam intoleráveis. Exigem sanções e não é o caso em muitas situações que ocorrem na América Latina ou até na África onde as pessoas, por fatalismo, resignação, não se revoltam, não conseguem constituir um bloco de oposição firme e eficiente em face de injustiça sociais inadmissíveis....


Se é verdade que acho a América um paraíso em muitos aspectos, por outro lado vejo muita dor que era totalmente evitável. Está na hora de pensar um pouco a respeito de fatos bizarros como  por exemplo, por que a África se mantém também em níveis de subdesenvolvimento espantosos e que a América Latina se encontra em níveis precários, de alguma forma passa por problemas semelhantes?



Pois é, Amiga, não é bem o sentimento de inferioridade que impede esses povos de crescer a níveis até superiores aos dos USA, é não poder dar um nome a ações, manobras, interesses que os mantém com a cabeça debaixo d´água...

Poderia continuar, entretanto, esse site não permite reflexões políticas. :)

Kaue.sousa excelente ponto de vista,

Nova discussão

Mudar-se para Brasil

Algumas dicas profissionais sobre mudar-se para Brasil.

Vôos para Brasil

Os vôos mais baratos para Brasil.