Vistos de trabalho em França

Olá a todos!

Aqui estão algumas informações sobre Vistos de trabalho em França

Informações destinadas aos cidadãos da UE e do EEE:

Nacionais da UE-EEE podem livremente estabelecer-se em França, a fim de viver, trabalhar ou montar um negócio com muito poucas formalidades. O acesso ao mercado de trabalho francês está totalmente garantido. Algumas restrições aplicam-se a vários tipos de empregos e negócios, como o exército, empregos legais, etc.
Dentro de três meses após a sua chegada na França, os cidadãos europeus devem-se registar na prefeitura do seu município. Eles podem solicitar uma autorização de residência ("permis de séjour") na sub-prefeitura ou prefeitura em sua área, se assim o desejarem. A autorização de residência não é obrigatória, mas pode ser útil, a fim de solicitar benefícios sociais, habitação social, ou se registar com a agência de emprego nacional francesa. Existem vários tipos de autorizações de residência. Para mais informações gerais sobre a autorização de residência na França, ou para descobrir qual a residência que se adapte às suas necessidades, por favor, consulte os serviços públicos on-line em http://www.service-public.fr/.

Note-se que os cidadãos romenos e búlgaros ainda precisam de solicitar uma autorização de trabalho antes de irem para a França. Os procedimentos são simplificados, no entanto, se o cargo oferecido é listado na lista de habilidades francesa "liste des profissões en tensão".
Informações destinadas aos cidadãos de fora da UE, do EEE:
Dada a elevada taxa de desemprego na França, o governo francês procura preservar o seu mercado de trabalho nacional de trabalhadores estrangeiros. Portanto, encontrar um emprego em França é bastante difícil para os cidadãos não-franceses ou não-europeus. Na medida em que os regulamentos de emprego no mercado de trabalho francês estão em causa, é dada prioridade aos cidadãos franceses, em seguida, aos cidadãos europeus. No entanto, desde que a França tem de resolver a escassez de mão-de-obra em vários setores-chave da sua economia, os trabalhadores não-europeus são muitas vezes bem-vindos.

Como obter uma autorização de trabalho?

Primeiro de tudo, os trabalhadores estrangeiros devem ser detentores de ofertas de emprego válidas de empresas francesas. Um contrato de trabalho temporário deve ser assinado.
Em seguida, o empregador, na França deve iniciar o processo de pedido de autorização de trabalho a seguir:
O empregador deve primeiro contactar a agência nacional francesa de emprego, "Pôle Emploi", de modo que a oferta de emprego seja anunciada em cada centro de emprego e ser proposto para os potenciais cidadãos franceses. Então, a oferta de emprego devem ser anunciados através da rede EURES e será proposto a potenciais cidadãos europeus.
Se nenhum candidato francês ou europeu aplica-se para o trabalho, Pôle Emploi, em seguida, apresentar o pedido de autorização de trabalho para o DDTEFP "Direções Departamentais du Travail, de l'Emploi et de la Formation Professionnelle".
O DDTEFP então recebe o pedido de autorização de trabalho e avalia a oferta de emprego feita para o trabalhador estrangeiro. Se o pedido for aprovado, o DDTEFP arquivos, então o pedido de autorização de trabalho para o escritório ANAEM ("Agence Nationale d'Accueil des ETRANGERS et des Migrations") no país de origem do candidato, onde o trabalhador estrangeiro deve passar por exames médicos. Se tudo estiver ok, o ANAEM deve contactar as autoridades consulares francesas para a emissão de um visto carimbado no passaporte do requerente.

Bom de saber:

Se não houver um escritório ANAEM no país de origem do requerente, o procedimento é delegado para a embaixada ou consulado da França em colaboração com o escritório principal ANAEM na França.

A autorização de residência "competência e talento”:

A autorização de residência "competência e talento" destinada para cidadãos estrangeiros com habilidades em circulação e que potencialmente podem participar do desenvolvimento econômico, intelectual, científica ou cultural francês.
Os candidatos podem se inscrever para a "competência e talento" autorização de residência no país de origem na embaixada ou consulado francês, ou diretamente na França, se eles já estão na posse de uma autorização de residência. A emissão da autorização de residência "competência e talento" é condicionada por um plano de carreira específico. A decisão final fica ao critério do Ministério do Interior francês.
A autorização de residência “competência e talento” é válida por três anos, renovável, e autoriza o emprego em qualquer setor econômico.
Para mais informações sobre autorização de residência “competência e talento”, por favor consulte o site do consulado francês em Chicago em http://www.consulfrance-chicago.org/.

Links úteis:

Serviços públicos franceses Online
http://www.service-public.fr/

Prefeitura de Polícia de Paris – visto de residência
http://www.prefecturedepolice.interieur.gouv.fr/

Ministério do Interior
http://www.interieur.gouv.fr/

DDTEFP
http://www.travail-solidarite.gouv.fr/

Espero que estas informações sejam úteis, não hesite em deixar informações extra. :)

Obrigado pela sua participação
Cumprimentos

Diogo

Bom tarde, pensei que talvez me pudessem ajudar, e talvez uma oportunidade de trabalho.
Sou de Portugal, Lisboa, mas gostaria de emigrar para outro país,já que aqui as coisas estão complicadas para conseguir uma vida confortável e as oportunidades são escassas.
E decidi então tentar a minha sorte e mandar mensagem, pois gostaria de saber se existe alguma possibilidade de me arranjar trabalho seja em que área for, ou também se conhece alguém que possa ajudar. Apenas queria mostrar a força e a grande vontade de ser alguém na vida.
Tenho 21 anos, trabalho desde os 18 e gostaria de começar a construir uma vida boa e sustentável.
Assim, envio o meu currículo e espero por uma possível resposta.
Os melhores cumprimentos
Diogo Fonseca

Olá Turiel,

Bem-vindo ao Expat.com :)

Publiquei alguns artigos no Fórum Canadá, Fórum EUA, Fórum Suiça e no Fórum França, com ajudas de como encontrar trabalho,

Espero que essas informações te ajudem :)

Cumprimentos

Diogo

Olá

  Eu sou francês ,si vous avez des infos ,sur du travaille en FRANCE me faire savoir mon ami est portugais parle peu le Français sans permis voiture loin de la ville DE TOULOUSE .. Sa première expérience avec un employeur Français c est mal passé .   demarches en cours mais tres long .a ce jour il a du repartir a PORTO loin  de moi ... je compte sur la solidarité merci a vous

Olá Isabelle

Bem-vinda ao Expat.com em Português

Por favor escreva apenas em Português neste Fórum uma vez que é um Fórum lusófono, para melhor compreensão e interacção por parte de outros membros.
Se pretendes interagir em Françês poderás utilizar o Fórum França em Françes :)

Obrigado
Cumprimentos

Diogo