Como organizar a sua mudança para Malta

Olá a todos!

Convidamo-los a partilharem a vossa experiência sobre imigrar para Malta.

Aqui está uma lista de perguntas que talvez ajude quem pretende mudar-se para Malta:

O que levaria para Malta e o que deixaria para trás?

Será uma boa ideia levar móveis ou electrodomésticos?

Algum tipo de alimentos são proibidos em Malta?

É melhor importar carro ou comprar uma vez estabelecido em Malta?

Algum concelho para quem pretende mudar para Malta?

Obrigado pela sua participação!

Cumprimentos

Diogo

Boas novamente ;)

Antes de mais uma vez deixar aqui as minhas opiniões em relação a este tópico, apenas gostaria de acrescentar que é pena que não hajam mais participações neste fórum de língua portuguesa. Tenho a certeza que existem outras pessoas aqui registadas que também têm o Português como a sua língua materna. Mas foi apenas um aparte e deixo então aqui os meus comentário sobre este tópico :)

O que levaria para Malta e o que deixaria para trás?

No meu caso, apenas trouxe o que achei que me faria mais falta aqui, como por exemplo: vestuário, calçado, computador (que é o meu instrumento de trabalho), vários documentos (certidão de nascimento, provas de moradas anteriores, cartão internacional de saúde, declaração de contribuições pagas a seg social anteriormente, ect), alguns gadgets e pouco mais do que isso :)

Será uma boa ideia levar móveis ou eletrodomésticos?

É um pouco relativa esta questão. Eu pessoalmente não trouxe e antes de vir para cá vendi os meus móveis e eletrodomésticos que tinha. Na minha opinião, é um pouco mais complicado trazer esse tipo que artigos, visto que por um lado é mais dispendioso arranjar uma transportadora para carregar com todo esse material, e também torna a mudança mais morosa. Aqui em Malta, é muito fácil alugar uma casa já mobilada e pronta a habitar e existe sempre a possibilidade de se ir comprando alguns eletrodomésticos que façam mais falta, com o tempo.

Algum tipo de alimentos são proibidos em Malta?

Que eu tenha conhecimento, não.

É melhor importar carro ou comprar uma vez estabelecido em Malta?

Logicamente se a pessoa tiver a possibilidade de comprar um carro aqui em Malta, é bem mais fácil. No caso de alguém quiser trazer o seu carro, existem várias condições que terão de ser cumpridas, e poderá ser um processo um pouco moroso também. No entanto, se a pessoa tiver esse carro por um período de dois ou mais anos  em seu no seu país de origem, não terá que pagar qualquer taxa para registar esse veículo aqui em Malta. Pelo que eu já li sobre este assunto, se os requisitos não forem todos cumpridos, pode tornar-se um pouco complicado.

Algum concelho para quem pretende mudar para Malta?

O meu único conselho é que quem tencione vir para cá, que tente informar-se o melhor possível sobre o país, quais os requisitos em relação a todo o processo burocrático a nível de documentação (para obter residência, impostos, segurança social, saúde, etc), custo de vida e sobre a cultura dos Malteses. Depois de cá estar, é tudo uma questão da pessoa tentar adaptar-se ao país em si e a cultura Maltesa. No meu caso pessoal, já cá estou à quase 4 meses e felizmente, não tenho muitas razões de queixa, penso que a minha adaptação e da minha família, tem sido bastante boa.

Cumprimentos e boa sorte para quem tenha intenções de imigrar para Malta.

Um abraço ;)
António

Olá mantonas :)

Obrigado pela tua participação, e em relação ao primeiro parágrafo espero que que este fórum com tempo venha a ser bastante activo :)

Obrigado
Cumprimentos

Diogo

Olá Mantonas,
Obrigada por deixares dicas. Quero mudar no px ano para Malta, mas não sei bem onde ficar para começar. Podes aconselhar-me onde fica a zona mais comercial, onde poderei encontrar trabalho em retalho e restauração? Obrigada

Olá à todos, um prazer fazer parte deste fórum com vocês de língua portuguesa.

Sou brasileiro e casado com uma brasileira/italiana (nascida no Brasil). Pretendemos mudar para a Europa ainda esta ano, mas estamos avaliando locais etc.

Achei este site no Google, e achei muito interessante, dado o número de informações relevantes que vocês fornecem.

Nosso (meu e da minha esposa) interesse principal é, primeiro, aprimorar o idioma inglês (temos um bom nível de entendimento, escrita e conversação, mas não fluência), e esse é um dos principais motivos de irmos morar fora do Brasil, além de conhecer novas culturas etc.

Além disso, desejamos encontrar um bom local para viver. Como somos acostumados à um clima mais tropical e gostamos de morar perto do mar (moramos em Santos, litoral de São Paulo) estamos considerando Malta como um local para morar num primeiro momento.

Dito isto, gostaria de saber quais os conselhos vocês poderiam dar para quem pretende ir pra Malta. Locais para morar com melhor custo/benefício, oportunidades de trabalho etc.

Eu sou advogado por formação e atuação (vou obter a minha carteira de advogado junto à Ordem dos Advogados de Portugal também, assim que for pra Europa. Já tenho a minha documentação e processo junto à Ordem dos Advogados do Brasil iniciado), além de atuar como agente marítimo nos portos brasileiros há mais de 16 anos. Minha esposa é fisioterapeuta de formação, mas não atua na área há 6 anos por estar inserida na indústria médica, numa multinacional de grande porte, na área de produtos médicos/hospitalares.

Considerando os benefícios do espaço schengen, gostaria de saber quais oportunidades de trabalho nós teríamos. Algum de vocês saberia informar? Pela experiência de vocês, nossas formações teriam uma influência positiva, digo, seriam consideradas para fins de contratação?

Com relação ao meu caso, como é a área marítima/portuária? Há oportunidades de emprego nessa área?

Desde já agradeço pelas respostas e dicas... Forte abraço, Rafael.