Apresentação de novos membros na Nova Caledônia

Olá a todos e bem-vindos ao Fórum Nova Caledônia!

Está a planear viver na Nova Caledônia? Está a viver na Nova Caledônia?

Conte-nos um pouco sobre si, de onde vem e quem é?

Qual é o seu plano na Nova Caledônia? Estudar, trabalhar, vai viajar sozinho(a) ou com família?

Obrigado por partilhar a sua experiência connosco,

Diogo

Olá
Meu nome é Nilton
Sou brasileiro morava em Brasília
Faz 15 dias q cheguei em Noumea com a intenção de trabalhar e viver por aki.

Até agora só alegria... Lugar lindoo!!!
Espero q dê tudo certo

Abraços

Olá Nilton!
Sou Cryssie e sou brasileira ( capixaba)..gostaria de saber como é a vida ai, a qualidade de vida, a comida, as pessoas...acredito que eu deva me mudar por questões de trabalho e estou ansiosa porque não conheço nada sobre o local.

Obrigada!

Olá Cryssie, Tudo bem?

Então... Com relação à alimentação, não diferencia muito da culinária brasileira, encontra-se praticamente tudo que se encontra no Brasil.
A população em sua maioria é de nativos da ilha (kanaky) porém há pessoas da Austrália, França e seus descendentes já nascidos na ilha.
Qualidade de vida excelente pois há muito verde, trilhas na mata, aulas de windsurf da praia de Noumea.
Vida noturna: Barzinhos, Restaurantes com pouco requinte e casas de show onde se predomina o ritmo " Caribenho", digamos assim.
Os habitantes em sí não muito frios... ( bem estilo europeu).
Tenho o contato de alguns Brasileiros que conheci aki faz pouco tempo...  Caso decida por vir posso lhe passar os contatos de alguns que vale a pena conhecer! rsrs
No mais, desejo-lhe boa sorte e boas vindas a Nova Caledônia!!!

Meu email:
[email protected]

Olá Nilton!
Muito obrigada pela informações.
Ainda não tenho uma previsão certa para ir, pois tudo vai depender da transferência do meu esposo para a Mineradora de níquel (Vale).
Você trabalha nela? Qual o seu ramo?

Abraço!

Olá Cryssie

Não trabalho na Vale.
Trabalho na construção civil no momento, porém com planos de abrir meu próprio negócio.
Abraço

Que Legal Nilton! Boa sorte no seu empreendimento!
Aqui no Brasil neste momento é realmente um tiro no pé arriscar em abrir um negócio..nossa economia está falida por conta do governo do PT.
Por falar em economia e mercado, as oportunidades de trabalho são boas ai?
Tanto a moeda como os profissionais, são mais valorizados do que no Brasil?

Abraços!

Olá Cryssie

Tem Razão! A situação econômica do nosso país não está nada boa!
Olha... Estou aqui faz pouco tempo. Porém o que posso te dizer é que o salário mínimo, por exemplo, é de 140.000 CFP isso em reais dá algo em torno de R$: 4.200,00
Os produtos em geral são um pouco mais caro que no Brasil, porém nada de muuuito diferente...
Exceto a carne bovina que custa 2.800 CFP = R$:75,00 aproximadamente o kilo!!!!
Alguns item são bem mais caros q no Brasil... como roupas ( traga muitas, viu!!!) rsrs
Vc fuma???? se sim se prepara para pagar R$ 28,00 numa carteira de cigarros (1.000 CFP)
Porém acredito que isso não seja um problema para vcs, já que imagino que como seu esposo é funcionário da Vale deve ganhar super bem.
Caso eu possa ajudar em algo mais, envia as perguntas direto para meu email pois aqui no blog fica muito exposto, ok?
[email protected]
Abraços

Obrigada pelas informações Nilton!

Abraços  ;)

Olá, estou na mesma situação que Crussye, e também tenho algumas duvida que são relacionadas a custo de vida.
Aluguel de casa ou ap de três quartos qual a média?
É muito difícil conseguir alguma colocação mesmo sem dominar muito o idioma?
Escolas, universidades, como são?
E transporte tbm?

Desde já obrigada
Morgana

Olá Morgana

Vamos às questões que eu sei te responder:

Casa ou Ap 03 quartos nas proximidades de Noumea (Paitá, Dumbéa Sur Mer)  fica em torno de 200.000 CFP o aluguel. algo em torno de R$ 5.500,00
Há escolas públicas até o ensino médio, Faculdades ( com pagamento de taxa anual)
Supermercado: Produtos com até o dobro do preço do Brasil, porém se ganha mais ( há produtos que supera o valor em até 3X mais)
Transporte público coletivo no valor de 100CFP por passagem para todas as localidades próximas.
Conhecer o idioma é de extrema importancia...até hj sofro por não dominar o idioma.
As politicas de emprego priorizam os nativos da ilha, sendo possível um estrangeiro conseguir um emprego apenas por suas competências (habilidades). Todo o processo de novos empregos sai primeiramente em editais e caso não consigam na própria ilha alguem habilitado para suprir a vaga que abrem a oportunidade para estrangeiros.
Aconselho a procurar a prefeitura e conseguir uma "patenta" ( permissão de profissional liberal) e para isso vc deve estar em situação regular no país e com visto igual ou superior a 6 meses pois o processo pode demorar um pouco.

Espero ter ajudado!!!
abraço

Muitíssimo grata, ajudou muito.

Olà boa tarde Cryssie, Morgana e Nilton
O Nilton ajudou, mas os preços que ele indica não são exatamente esses.
Uma casa com 3 quartos em Paita é uma média de 150 000CFP e uma passagem de ônibus é 210 CFP se comprada no ônibus e 190 se comprada por 10, na bilheteira.
Se precisam mais informações, não hesitem.  :cool:

Obrigado pela correção!
;)

Abraços

Vou abusar de vocês então.

Como meu marido irá trabalhar em Prony, seria interessante morarmos em um local mais próximos, mas precisamos observar os "custos, benefícios". Se morar em um local mais perto, não tiver nenhum atrativo como, supermercado, médico, hospital, e um comércio de forma geral, não valerá a pena.
Eu pesquisei as redondezas de Plum, mas não consegui encontrar a infraestrutura do local, se vocês puderem me ajudar a saber se vale mais a pena, observando preço, distância ou infraestrutura eu agradeceria muito.
E mais uma coisa, sou professora de Geografia para ensino fundamental II e médio aqui no Brasil, estou tentando começar a pelo menos entender algumas coisas no idioma daí, mas sei que é difícil e demorado.Será que mesmo assim eu conseguiria algum tipo de trabalho? E qual é o salário mínimo dai? Sabendo o valor do mínimo, posso ter uma ideia do custo de vida local, já que temos que saber como será nossa vida aí.
Mais uma coisa, tenho três filhos de 21, 18 e 16 anos, os mais velhos já trabalham, como são mais jovens eles teriam mais possibilidade de conseguir um emprego?

Desde já agradeço, se tudo correr bem e formos para aí, espero conhecê-los.

De nada, Nilton! :)
Um abraço.

Bom dia Morgana, vou tentar investigar para poder te dar as informações o mais certas possivel.
Até logo!  :cool:

Olá, como vai?

Estou sumida aqui, pois esses dias tem sido tensos nas escolas onde trabalho. Fechar trimestre em três escolas é uma correria. rsrsrs

Bem, só passando para dar um oi...

OI!!! :top:

Tudo bem, Morgana? Cá estou te esperando. :cool: